Bíblia ACF

YouTube e Redes Sociais


DIAS E HORARIOS DE CULTOS


_________________________________________________________________

Dezenas de mensagens Biblicas batistas Fundamentalista. Nosso Canal

_________________________________________________________________

Acesse também o canal 

A Palavra da Cruz para mulheres.

Nosso Canal

_____________________________________


 

__________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________



ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco

(067) 99351-8531

pr. Marcelo Lima

pr.marcelo3l@gmail.com

Visitantes

256794
HojeHoje15
OntemOntem33
Esta SemanaEsta Semana48
Este MêsEste Mês1141
Início Lista Completa Arrependimento para salvação
Arrependimento para salvação PDF Imprimir E-mail
Escrito por pr Marcelo Lima   


Arrependimento para salvação


pr Marcelo Lima

“Mc 1:14 ¶ E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando (κηρυσσω kerusso ser um arauto, proclamar como um arauto, esta é única forma Bíblica de pregação a proclamação verbal a anunciação audível da verdade. Jesus bem como os Apóstolos e os demais mensageiros do evangelho pregavam e não representavam por meio de teatros, danças, coreografias etc.) o evangelho do reino de Deus, 15  E dizendo (λεγω lego dizer, falar, afirmar): O tempo (καιρος kairos medida exata ou tempo fixo o tempo definido) está cumprido (πληροω pleroo tornar cheio, completar), e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

O arrependimento é essencial para o recebimento do perdão que por sua vez é essencial para salvação.

O arrependimento age no íntimo do homem e o transformado em seu exterior. O arrependimento é essencial a salvação!

”Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

O arrependimento envolve:

I Ponto = Reconhecimento do pecado.

Se Deus não trabalhar em seu coração e mente, para que segundo sua operação o homem possamos ser convencidos pelo Espírito Santo de seus pecados contra Deus de sua condição de pecador separado de Deus e tendo como destino de sua alma “o lago de fogo que arde com enxofre Ap 19:20.”

“Lc 5:32 Eu não VIM CHAMAR  os justos, mas, sim, os (esta é uma chamada direta e efetiva) pecadores, ao arrependimento.”

O homem por si só não conhecera esta realidade quanto a sua condição, o homem não tem conhecimento desta sua condição de depravação total destituído de qualquer justiça morto em delitos e pecados.

É preciso que Deus abra os olhos do homem QUANTO ao pecado e lhe conceda o arrependimento “At 26:18 Para lhes abrires os olhos (para que possa ver sua real condição), e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás (converteres) a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” só assim, poderá reconhecer que é pecador.

OLHOS ABERTOS. (espiritualmente falando)

“abrires os olhos”

Abrir os olhos.

Antes de haver o arrependimento ou, ou antes de haver alguma mudança espiritual e consequentemente de vida, os olhos precisam ser abertos por Deus.

É preciso que tenhamos os nossos olhos abertos para a verdade, e isso vem com o conhecimento da palavra de Deus.

Vemos isto na vida de Davi, que só viu seu pecado quando Deus mandou o profeta Natã para abrir os olhos de Davi.

II Sam 12:

1 E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

2 O rico possuia muitíssimas ovelhas e vacas.

3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.

5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.

6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.

7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem....”



Assim Davi pode ver seu pecado e se arrependeu, entenda todo pecado que o homem comete é contra Deus.

“Sal 51:

1 ¶ Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.



Ele se viu como pecador e nada mais do que um pecador.

Antes de um homem vir a Cristo ou mesmo ser reconciliado com Deus por Cristo, ele tem de tomar real consciência de sua verdadeira situação DE PECADOR.



Uma pessoa deve, antes de tudo, estar debaixo da REAL convicção do Espirito Santo sendo esmagado pela culpa e assim se reconhecer pecador digno da justiça e juízo de Deus, deve entender o que é o pecado e qual suas conseqüências imediatas e eternas.



O pecado sega a pessoa de maneira que ela não vê a condição de sua alma.



A condição de uma pessoas sem Cristo, é de inimizade contra Deus “Rm 8:7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade (echthra (ekh'-thrah = hostilidade = razão para a oposição) contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.”



O Diabo faz com que a pessoa fique sega para o fato, para realidade de que é um pecador perdido separado de Deus e condenado ao fogo eterno.

E assim encobre dela o maravilhoso evangelho de Cristo para que não creia nele. ( II Cor 4: 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século (que é o Diabo) cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.)



Você já se reconheceu um pecador contra Deus?

O Espírito Santo já te convenceu de seus pecados?

Seus pecados te levarão a condenação eternamente longe de Deus, de sua misericórdia, de sua graça e de seu perdão no inferno!

Não estou perguntando se você é crente, se é batizado se é membro de igreja.



O arrependimento envolve:

I Ponto = Reconhecimento do pecado.

II Ponto = Tristeza, pesar, angustia etc., por ser um pecador que ofende a Deus.

O pecado deve gerar tristeza no coração, por ser uma afronta a Deus, por desagradar a Deus, por ser rebelião contra Deus.

“Sl 38.18 Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu” pecado.). A palavra hebraica que se traduz por afligir-me-ei (דאג da’ag) significa ter a alma, por assim dizer, crucificada uma tristeza de pensamento”.

 

Isso tem de fazer parte do verdadeiro arrependimento.

Zac 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.).

É você entender e saber que seus pecados levaram CRISTO A CRUZ, como se SEUS PECADOS LEVASSE VOCE A SENTIR A DOR QUE ELE SENTIU, os cravos nas mãos os cravos nos pés a coroa de espinho O PESO DE UM PECADO QUE NÃO ERA DELE, mas era seu.

 

O arrependimento é realmente um quebrantamento de coração: “Sl 51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado (שבר shabar quebrar, destroçar, destruir, esmagar); a um coração quebrantado e contrito (דכה dakah literalmente esmagado) não desprezarás, ó Deus.)”; como diz “Jer 2.13 E rasgai O vosso coração, e NÃO as vossas vestes, e convertei-vos AO Senhor vosso Deus; porque ele É misericordioso, E compassivo, E tardio em irar-se, E grande em benignidade, E se arrepende do mal.

O arrependimento envolve:

I Ponto = Reconhecimento do pecado.

II Ponto = Tristeza por ser um pecador que ofende a Deus.

III Ponto = Confissão de pecado.



A tristeza pelo pecado, pela redeldia, pela afronta a Deus deve ser sentimento tão forte, que terá conseqüências e expressões visíveis.



A confissão é  “como um bálsamo para a alma ferida aberta”.

Sal 51: Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista...

A confissão tem de ser uma auto-acusação e não como quem procura desculpas pelo que fez. “2 Sm 24:

13 Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.

14 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.

15 Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

16 Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 17 E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequeie eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.” A confissão tem de ser uma auto-acusação.



A verdade é que por meio de nos acusarmos a nós mesmos impedimos Satanás NOS ACUSE.

“Ap 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

Quando nos confessamos a Deus, lançamos fora o orgulho, a infidelidade, matamos as paixões.

Assim, quando Satanás, chamado de acusador dos irmãos, lançar essas coisas contra nós, Deus lhe replicará: -Eles já acusaram a si mesmos confessaram suas culpas.



Agora, ouça o que diz o apóstolo Paulo:  “1 Co 11:31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

Você já te confessado seus pecados a Deus?

Essa é uma pratica em sua vida?

O arrependimento envolve:

I Ponto = Reconhecimento do pecado.

II Ponto = Tristeza por ser um pecador que ofende a Deus.

III Ponto = Confissão de pecado.

VI Ponto = Abandonar pecado e voltar-se para Deus.

Abandonar é deixar



Is 55.7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Jó 11.14 Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas.

Morrer para o pecado é viver para DEUS, a morte do pecado é viver para o arrependimento.

Esse converter-se do pecado implica uma mudança visível em sua vida.

O abandono do pecado é tão visível, que os outros poderão notar.



Por isso, é chamado de uma mudança das trevas para a luz

At 26:18 Para lhes abrires os olhose das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”

“Ef 5:8  Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”



Paulo, depois de sua conversão, ficou tão diferente foi tão notório a todos que o conheciam, que todos se admiraram da mudança “Gal 1:23 Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.”



O arrependimento transformou o carcereiro em um enfermeiro e um enfermeiro “At 16: 33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” Ele cuidou dos apóstolos, lavou-lhes as feridas e serviu-lhes comida.



“Deixe o perverso o seu caminho” (Is 55.7).



Você já tem deixado seu pecado?

Você já conhece esse arrependimento?

Se não, peça a Deus o arrependimento e corra a Cristo para perdão de seus pecados para que seja justificado para que tenha paz com Deus para seja livre da condenação!

At 11:18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.

Pr. Marcelo Lima